10 motivos pelos quais você precisa visitar a Baía de Kotor

0
1661

A Baía de Kotor tem um cenário de cartão postal de tirar o fôlego. Ela está localizada em Montenegro, um dos menores países do mundo que fazia parte da antiga República Soviética da Iugoslávia. Apelidado de joia dos Balcãs esse país tem apenas nove anos de idade, tendo se tornando independente apenas em 2006. Por conta de sua beleza avassaladora, esse jovem país vem chamando a atenção de turistas do mundo todo.

Baia de Kotor 19

A Baía de Kotor é o ponto mais bonito e mais visitado de Montenegro. Por isso, fizemos uma lista dos 10 motivos pelos quais você precisa visitar a Baía de Kotor.

Snapseed

1. É um Patrimônio da Humanidade

Baia de Kotor 18

Imagine um lugar de natureza única, com montanhas altíssimas banhadas pelo mar Adriático. Agora adicione uma cultura riquíssima, de grande importância histórica. Assim é a Baía de Kotor, em Montenegro. Esses foram precisamente os motivos que levaram a UNESCO a honrar esse lugar incrível com o título de Patrimônio da Humanidade, em 1979.

2. Cidadezinhas medievais

Baía de Kotor 11

Arqueólogos acreditam que Kotor, a cidade mais importante da região, tenha sido fundada entre os séculos VI e VII antes de Cristo. Ou seja, são cerca de 2,5 mil anos de história! As construções mais importantes datam da era de domínio veneziano, entre os anos de 1420 e 1797.

3. Muralha fortificada mais alta que o Corcovado

kotor 7

O Cristo Redentor está incrustado no alto do Corcovado, estando a 710 metros acima do nível do mar. Se você acha que isso é alto, vai se surpreender com os 1,2 mil metros que tem a majestosa muralha de Kotor. Com um formate de triângular, ela se camufla nas montanhas

kotor 6

Do alto da muralha é possível ter a vista mais deslumbrante e famosa da Baía de Kotor. Mas pra isso, você precisa encarar os quase 1,4 mil degraus que conduzem até o topo. Além de íngreme, a escadaria foi bastante afetada pelo terremoto de 1979. Portanto, alguns trechos são escorregadios e difíceis. Caso você esteja em boas condições físicas, recomendo se jogar nessa aventura porque a paisagem no caminho é incrível.

4. Igrejinhas históricas construídas no meio do mar

Baía de kotor 1

As ilhotas de São Jorge (Ostrvo Sveti Đorđe) e Nossa Senhora das Rochas (Gospa od Škrpjela) reinam absolutas no meio do Mar Adriático. São Jorge é uma ilha natural e conta com um monastério do Século XII. Não é possível visitá-la, mas admirar de perto a beleza da igrejinha já dá certa satisfação.

Baía de kotor 2

Já a ilhota “irmã” de Nossa Senhora das Rochas é artificial. A construção foi fruto de uma promessa feita por marinheiros que encontraram naquele local uma imagem de Nossa Senhora e uma criança sobre uma rocha. Há um museu e uma igreja católica de mesmo nome da ilha que podem ser visitados. Os táxis marítimos saem de Perast.

5. Água cristalina e clima mediterrâneo

Baía de Kotor 3

O Mar Adriático, que banha a Baía de Kotor, é verde escuro, mas bem cristalino. Além disso, as águas são muito calmas e sem ondas. Parece um enorme espelho d’água refletindo as montanhas.

Baía de kotor 5

O clima no verão é bem quente, podendo ultrapassar os 40 graus. Lembra muito o clima da Croácia e da Itália.

Baía de Kotor 4

6. Tranquilidade

Baía de Kotor 10

A belíssima Baía de Kotor ainda é pouco explorada por viajantes, embora o turismo venha crescendo de forma surpreendente na região. Comparando com a badalada Croácia, cujas praias e ruas viram verdadeiros formigueiros no verão, a Baía de Kotor é um oásis de tranquilidade.

7. Fiordes exuberantes

Baía de Kotor 14

Os fiordes mais famosos do velho continente ficam na Noruega. Uma versão mediterrânea dessa natureza incrível fica na Baía de Kotor. Ela é conhecida como a cadeia de fiordes mais extensa no Sul da Europa.

Baía de Kotor 15

Na verdade, a Baía de Kotor não é um fiorde, mas um cânion do rio submerso com uma cadeia impressionante de montanhas escuras. Fiorde ou cânion, esta é uma das paisagens mais incríveis que já vi na vida!

8. Arquitetura charmosa

Baía de kotor 6

Você perceberá semelhanças entre a arquitetura das cidadezinhas da Baía de Kotor, especialmente Perast e Kotor, e a de Veneza. O motivo é que os venezianos dominaram o local por mais de 300 anos, deixando fortes marcas nas construções de Montenegro.

9. Montanhas imponentes

Baia de kotor 20

Assim como a Suíça, Montenegro é um país montanhoso. A paisagem das montanhas negras que circundam a Baía de Montenegro adquire novos aspectos dependendo do horário e de onde você a admira. Esse lugar é lindo demais!

Baía de Kotor 8

10. Tudo isso em um único país

Baia de Kotor 21

A Baía de Kotor é formada essencialmente por quatro golfos: Kotor, Herceg Novi, Tivat e Risan. Todas as atrações apresentadas neste post estão localizadas em um espaço de apenas 30 km quadrados. Ou seja, é possível visitar  tudo em um único dia! Então não tenha pressa! Afinal de contas, você estará na pérola do Adriático.

E você, ficou com vontade de conhecer Montenegro? Deixe seu comentário 😀

Sabia que a Baía de Kotor está na nossa lista de 14 lugares mais surpreendentes da Europa? Confira!

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário